Nesta semana de pré-carnaval e durante os dias de folia, equipes da Prefeitura de Santa Rita estão mobilizadas na realização de ações que envolvem a festa. A Secretaria de Saúde, que promove a testagem rápida de AIDS, sífilis e hepatites, está desenvolvendo ainda palestras educativas e distribuição de material informativo nos postos de saúde.
Cerca de 35 mil preservativos estão sendo distribuídos para garantir o sexo seguro e protegido dos usuários. A ação acontece também nas ruas, em pontos de grande circulação de pessoas.
Os setores de assistência social do município têm realizado eventos com seus públicos-alvo. O Centro de Convivência do Idoso (CCI) e os CRAS promoveram festas comemorativas ao evento.
As equipes do PETI, por sua vez, desenvolveram atividades preventivas e de combate à exploração e trabalho infantil, considerando que no período cresce significativamente a ocorrência de casos de crianças e adolescentes nesta condição.