Campanha promocional realizada no mês de novembro, o Black Friday movimenta a economia e atrai consumidores para a compra. Em Santa Rita, o Procon municipal está atento, em defesa dos consumidores, e aponta os principais cuidados ao adquirir qualquer produto nesta promoção.
Para evitar problemas e arrependimentos, o consumidor deve analisar todas as ofertas e pesquisar preços antes de realizar as compras, seja pela internet ou nas lojas físicas.
Outra dica: antes de comprar pela internet, é de extrema importância verificar se os sites informam o nome empresarial e número de inscrição, quando houver, no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda. É preciso observar se é informado o endereço físico e eletrônico e demais informações necessárias para sua localização e contato, além das informações essenciais sobre os produtos, como preço, validade, características, formas de pagamento e prazo de entrega.
Rafael Monteiro, superintendente do órgão, orienta que o consumidor faça uma lista dos produtos realmente necessários para não cair na tentação de comprar itens que não serão utilizados, a famosa compra por impulso, evitando um endividamento.
Em caso de dúvidas ou necessidade de atendimento, o consumidor deve se dirigir à sede do Procon municipal, que fica localizado no centro da cidade, na Avenida Juarez Távora, 25, vizinho à prefeitura.