Portal atualizado em: 27 de maio de 2023 às 11:02h

CRAS realiza atividades alusivas ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Início CRAS realiza atividades alusivas ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

CRAS realiza atividades alusivas ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Autor: Assessoria

CRAS realiza atividades alusivas ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

A Secretaria de Assistência Social está realizando uma série de atividades alusivas ao “Setembro Amarelo” nos Centros de Referência da Assistência Social. Nesta terça-feira, 10 de Setembro, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Para tanto, foi promovido palestra educativa no CRAS Jardim Planalto, com o grupo de mulheres do Serviço de Convivência […]

10/09/2019 13h03 Atualizado há 4 anos atrás

A Secretaria de Assistência Social está realizando uma série de atividades alusivas ao “Setembro Amarelo” nos Centros de Referência da Assistência Social. Nesta terça-feira, 10 de Setembro, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Para tanto, foi promovido palestra educativa no CRAS Jardim Planalto, com o grupo de mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O Setembro Amarelo é um campanha que tem como proposta conscientizar sobre o tema, com o objetivo de firmar o compromisso com a vida, alertando as possibilidades de prevenção dessa problemática.

Dezenas de mulheres participaram das ações alusivas ao dia, que contou com participação em palestra, roda de conversa, dinâmicas em grupo e também café da manhã oferecido pelo CRAS. Foram abordados e esclarecidos os tipos de transtornos que geralmente levam o indivíduo a cometer o fim da vida.

O suicídio é uma questão de saúde pública e precisa ser tratado com toda atenção devida. “É preciso romper os preconceitos, e isso só é possível com a disseminação da informação. Trabalhar o Setembro Amarelo é a melhor forma de se informar e tomar conhecimento que se pode pedir ajuda. Devemos olhar mais para si próprio e procurar mais qualidade de vida, para evitar chegar a transtornos que nos levem ao suicídio”, explicou a psicóloga Gabriele de Souza, do SCFV.

“Só quem passa é quem sabe a dor, e tentar o suicídio às vezes parece ser o remédio que se procura para acabar com ela. A falta de informação também é horrível, por isso é tão importante esse tipo de acompanhamento de hoje, pois é uma ajuda para nos resgatar”, desabafou Janaina da Silva, usuária do CRAS.

Ruth Silva, que já passou por depressão e pensou no suicídio como forma de cura, também prestou seu depoimento. “Estar participando desse momento é uma vitória para mim, que já passei por muitos problemas. Estar aqui hoje, junto com essas outras mulheres, e me informar, faz toda a diferença”, finalizou.

As atividades referentes à campanha irão continuar por todo o mês. em todos os CRAS de Santa Rita, com palestras, atividades e rodas de conversa.