Prevenir é sempre a melhor opção. Pensando nisso, a Prefeitura de Santa Rita, por meio da Defesa Civil fez, na manhã desta sexta-feira (18), um levantamento de áreas consideradas de risco no município.
Os geólogos Brunno Elldorf e Maria Angélica Sampaio estiveram à frente dos trabalhos. O principal objetivo foi fazer uma análise da qualidade do solo já que Santa Rita é considerada cidade com alto risco de inundações, segundo a Defesa Civil.
De acordo com as análises, na comunidade Augustolândia, no terreno do local, foram encontradas “ravinas”, que são primeiros riscos que a água faz na terra, que, quando aumentam, se tornam voçorocas, que são as grandes valas. Toda a extensão do Rio Preto foi percorrida. Os trechos foram marcados com GPS e feito um levantamento dos locai onde as águas invadiram nos últimos eventos chuvosos de inundação.
O levantamento foi feito da ponte da PB 004 até a ponte rua Eurico Dutra, fazendo também todo o bairro da Liberdade e o Centro. O levantamento feito no município será apresentado pelos geólogos na Companhia de Pesquisa de Recursos Naturais, a CPRM, que fica em Brasília. Segundo João Batista Nunes, coordenador da Defesa Civil de Santa Rita, a CPRM já anunciou que serão instalados em pontos do Rio Preto, equipamentos que emitem sinais de alerta em caso de enchentes.
Tudo deve estar pronto antes da chegada do período de invernos, quando as chuvas se intensificam.