A Prefeitura de Santa Rita realiza mais um Dia D de multivacinação, ofertando os imunizantes que protegem contra Influenza, Covid-19 e todas as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.
As vacinas estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família e em pontos extras disponibilizados nas ações de “vacinação itinerante” realizadas pela Secretaria de Saúde Municipal com horários divulgados nas redes sociais da Prefeitura.
Com a Pfizer Bivalente, a vacinação segue para indivíduos que fazem parte dos grupos prioritários, sendo: pessoas imunocomprometidas, com comorbidades ou deficiência permanente acima de 12 anos de idade, idosos acima de 60 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), comunidades quilombolas e trabalhadores de saúde.
“A prevenção é a melhor forma de se proteger contra doenças e por essa razão seguimos alertando e convocando a população, em especial quem faz parte do grupo prioritário e, portanto, mais vulnerável a adoecer. Esta época do ano, devido às mudanças climáticas, ocorre o aumento da circulação de vírus causadores de doenças respiratórias, sendo mais um motivo para que a população não deixe de se proteger através do imunizante”, orientou Dayanne Christine Ribeiro Franklin, diretora de Vigilância em Saúde.
A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante BA.4 e BA.5 – preocupação no momento. O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 sejam administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo, propiciando cobertura a partir da faixa etária de seis meses de idade.
Para tomar o imunizante bivalente é necessário que o usuário tenha recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes é a partir de 4 meses da última dose de reforço monovalente ou última dose do esquema primário.
Influenza – A vacinação contra a Influenza tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus na população-alvo da campanha. O imunizante trivalente apresenta três tipos de cepas: A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Áustria/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).
Grupo prioritário – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com idade superior a 60 anos de idade; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; profissionais das Forças Armadas; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; Pessoas com deficiência permanente; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Locais para vacinação nesta sexta-feira (14):
Das 8h30 às 15h em todas as Unidades Básicas da Família da Zona Rural.
Locais para vacinação neste sábado (15), na Zona Urbana:
UBS Flávio Maroja
UBS Barão do Abiay
UBS Maria de Lourdes
UBS Célia Santiago
UBS Padre Malagrida II
UBS Dr Romeu de Azevedo
UBS Márcia Valéria
UBS Dona Zuza
UBS Marcos Moura II
📍 Ponto de Vacinação EXTRA:
PAM