Com a proximidade do Dia das Mães, muitas pessoas optam por fazer compras pela internet para presentear suas mães. Porém, é preciso ter cuidado para evitar problemas e prejuízos. Por isso, o Procon de Santa Rita oferece a população santa-ritense orientações importantes para quem pretende fazer compras online.
A primeira dica é pesquisar a reputação da loja virtual onde pretende comprar, em sites como o Reclame Aqui e redes sociais. Isso pode evitar possíveis fraudes e problemas com o fornecedor.
Outra orientação é checar se o site possui informações claras sobre a política de troca e devolução. É importante ler com atenção as políticas de troca e devolução do site antes de realizar a compra. Isso pode evitar transtornos caso seja necessário trocar ou devolver o produto.
O consumidor tem o prazo de 7 dias corridos, contados a partir do recebimento do produto, para desistir da compra realizada pela internet, sem que seja necessário apresentar justificativa ou motivo, segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Além disso, é importante ficar atento aos preços. Muitas vezes, as lojas online aumentam os preços dos produtos antes de datas comemorativas, como o Dia das Mães, por isso, é fundamental comparar preços em diferentes sites e verificar se o valor cobrado está dentro da média do mercado.
Por fim, é importante ter cuidado com os dados pessoais fornecidos durante a compra online. “Não divulgue informações pessoais como número de CPF e cartão de crédito em sites que não sejam seguros. Isso pode evitar fraudes e problemas com a sua privacidade”, orienta o superintendente do Procon Helton Renê.
Caso o consumidor tenha algum problema com a compra realizada, é importante registrar uma reclamação no Procon de Santa Rita. O órgão está disponível para atender e orientar os consumidores em suas demandas pelo contato (83) 98654-7512, ou de forma presencial na Rua Senador José Américo de Almeida, nº 80 – Centro, com atendimento das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.