Em entrevista concedida à rádio Líder FM 100.5, no fim da tarde desta sexta-feira (29), a cúpula da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santa Rita reafirmou que o atendimento em 19 dos 23 Postos de Saúde da Família fechados pela antiga gestão, já estão realizando diversos tipos de atendimento.
Além disso, durante o programa radiofônico, várias questões foram explicadas e esclarecidas pelo Secretário de Saúde, Jacinto Carlos. Entre os temas que foram postos à mesa estavam os prazos para conclusão de obras e reformas dos outros postos de saúde que ainda permanecem fechados, remanejamento de funcionários para viabilização de serviços, pagamento de funcionários e distribuição de remédios para população.
Em clima tranquilo, o secretário assumiu que as condições ainda não são ideais, mas frisou que em apenas 04 meses de gestão, os avanços foram inúmeros e os benefícios à população estão em todas as partes. Jacinto ainda destacou a reforma do Posto Padre Malagrida, em Tibiri II, que está em fase final de acabamento e se tornará um complexo para atender às demandas de toda região, além de criticar a série de falsas notícias divulgadas após o anúncio da reabertura dos PSF’s: “O trabalho feito está aí, constatado pela população, com isso estamos provando que nos dias de hoje não há mais espaço pra esse tipo de política mesquinha, de que quanto pior, melhor, o que dá pra ser feito, está sendo feito e assim continuará”.
Outro ponto alto do debate, foi o destacamento do setor de odontologia oferecido pela Prefeitura de Santa Rita, que também remanejou profissionais para garantir atendimento, realizou a compra de materiais novos e está reformando todo o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no centro da cidade.
De acordo com o coordenador de saúde bucal, Alexandre Nóbrega, outros pontos importantes estão em planejamento para que, em breve, sejam executados: “Na reabertura do Padre Malagrida, serviços de radiologia passarão a ser disponibilizados, em ação inédita na cidade, além da implantação de um futuro serviço de urgência odontológica 24 horas.”
Além do Secretário de Saúde, Jacinto Carlos, e do coordenador de saúde bucal, Antônio Nóbrega, participaram da entrevista a Diretora de Atenção à Saúde, Camila Soares, e a Diretora de Atenção Básica, Verônica Sousa. Juntos, eles ainda responderam as perguntas dos ouvintes e esclareceram tudo relacionado à saúde santarritense.