O prefeito de Santa Rita, Dr Emerson Panta participou nesta quinta-feira (2), da primeira sessão ordinária da Câmara Municipal Antônio Teixeira, acompanhado do vice-prefeito Nildo de Oliveira Pontes (Carimbó) e secretários municipais.
Em seu pronunciamento, falou do enxugamento na contratação de novos servidores, a fim de reordenar e equilibrar as finanças do município, onde no primeiro mês de sua gestão fechou a planilha de gastos com apenas um empenho destinado ao pagamento da coleta de lixo do município. “O poder executivo vem aqui, principalmente, trazer uma mensagem de esperança, de poder fazer com que tenhamos um trabalho harmônico entre os poderes para fazer o bem ao povo de Santa Rita, pois esse é o nosso desejo e a nossa vontade, de trabalhar com união e parceria”, disse.
No primeiro mês de gestão do município, destacou avanços na coleta regular do lixo, manutenção regular do serviço de deslocamento de pacientes com doenças crônicas, parceria com o Sesc para disponibilizar exames de alto custo como mamografia e citologia onde a meta é zerar a demanda por esses tipos de exames de imagem, início do Programa Santa Rita na Escola com o objetivo de superar a evasão escolar, cujos índices se mantém abaixo do que é recomendado pelo Ideb e o município vem perdendo R$ 800 mil por mês do Fundeb, devido à baixa frequência dos alunos na escola e aproveitou o momento para solicitar dos vereadores empenho em suas bases, visando mobilizar a classe estudantil para a ocupação das salas de aulas.
O prefeito de Santa Rita lembrou que apesar do comprometimento do FPM, onde R$ 1,5 milhões foram retirados para pagamento de débitos, vem tentando superar os obstáculos com a equipe que dispõe, além de muito empenho e trabalho. “Estamos paulatinamente reabrindo os serviços e precisamos encontrar um caminho, e esse caminho vai passar por essa casa legislativa, pois algumas soluções temos que ter. Não administramos apenas uma folha de pagamento, mas temos que trabalhar em prol do município”, lembrou.
Dr Emerson Panta anunciou a abertura nos próximos cinco meses, do primeiro serviço de hemodiálise que funcionará com 40 máquinas, podendo chegar a 100, e ainda a abertura do primeiro centro de imagens que disponibilizará dentre outros exames, o de ultrassonografia. Convidou os vereadores para prestigiar nesta sexta-feira (3), a reativação dos serviços do Samu que funcionará nas proximidades da UPA de Tibiri.