O prefeito municipal esteve reunido na tarde desta quarta-feira, 24, com membros do Instituto Pensar, instituição filantrópica que atua no município na construção de casas populares dentro do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades.
Em parceria com o município, através da Secretaria de Assistência Social, o projeto visa oferecer moradia a famílias de baixa renda, sob vulnerabilidade social, que estão fora dos padrões do Minha Casa Minha Vida convencional
Na atual etapa do programa 500 casas estão sendo construídas no bairro do Marcos Moura em terreno de 12 hectares oferecido pelo município para a realização da obra.
A construção de outras 500 casas ficou acordada na reunião desta tarde, em mais 12 hectares de terreno que será desapropriado pela gestão municipal e cedido ao instituto para a construção das unidades.
Serão 1 mil famílias santarritenses contempladas e com acesso garantido à moradia, em Santa Rita, um ganho social e habitacional considerável, fruto do trabalho e da sensibilidade político-administrativos da ação de parceria entre o Poder Público e Terceiro Setor.
Nos moldes do Minha Casa Minha Vida – Entidades estão previstas as construções de escola, creche, praça poliesportiva e posto de saúde.
O que garante o projeto, desde a sua concepção, que Santa Rita ganhará tais equipamentos em cada uma das duas localidades onde o Instituto Pensar está atuando na cidade.
Serão duas escolas, duas creches, duas praças e dois postos de saúde novos, que serão entregues à nossa população, fruto do trabalho desempenhado pela parceria.
“O Instituto Pensar é uma sociedade civil, beneficente, sem fins lucrativos, de caráter social e educacional, com sede no Distrito Federal”, segundo o seu estatuto.
“O Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades, foi criado em 2009, com o objetivo de tornar a moradia acessível às famílias organizadas por meio de cooperativas habitacionais, associações e demais entidades privadas sem fins lucrativos.
O programa, ligado à Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, é dirigido a famílias de renda familiar mensal bruta de até R$ 1.600,00 e estimula o cooperativismo e a participação da população como protagonista na solução dos seus problemas habitacionais”.
Participaram da reunião de hoje o prefeito do município, o Secretário de Assistência Social, Sebastião Freire Bastos Filho, Renato Souza, presidente do IPensar, Carlos Alberto, Geraldo Cardoso, Bernadete Machado e Hildemberg de Oliveira, membros do instituto.
A gestão municipal segue trabalhando na busca de soluções efetivas e definitivas para os problemas do santarritense.