Portal atualizado em: 2 de outubro de 2023 às 20:44h

Prefeitura de Santa Rita abre processo licitatório para tratar do lixo na cidade

Início Prefeitura de Santa Rita abre processo licitatório para tratar do lixo na cidade

Prefeitura de Santa Rita abre processo licitatório para tratar do lixo na cidade

Secretaria de Cultura, Desporto, Turismo e Lazer

Autor: Assessoria

Prefeitura de Santa Rita abre processo licitatório para tratar do lixo na cidade

Muito mais que uma questão visual, ruas, avenidas e terrenos limpos são sinônimos de zelo com o bem público e até de saúde. Pensando nisso, desde que assumiu, a atual gestão tem trabalhado de forma incansável para garantir a limpeza da cidade. A prova disso é que já foi aberto um processo licitatório que vai […]

04/02/2016 18h54 Atualizado há 8 anos atrás

12669484_1656006591315866_3415022076108459041_nMuito mais que uma questão visual, ruas, avenidas e terrenos limpos são sinônimos de zelo com o bem público e até de saúde. Pensando nisso, desde que assumiu, a atual gestão tem trabalhado de forma incansável para garantir a limpeza da cidade. A prova disso é que já foi aberto um processo licitatório que vai escolher qual empresa será a responsável pelo trabalho de limpeza em Santa Rita.

Segundo José Robson Fausto, presidente da Comissão Permanente de Licitação, a concorrência 01/2016 visa a contratação de empresa especializada para execução de serviços de limpeza e coleta de resíduos sólidos do município de natureza contínua. O processo foi amplamente divulgado no Jornal A União, Diário Oficial Eletrônico do Município e Diário Oficial do estado em 23/12/2015 com data de abertura para o dia 25/01/2016. Como houve questionamento por parte de duas empresas, o presidente da comissão entendeu que seria necessário alterar o edital e marcar uma nova data que será no próximo dia 19 de fevereiro às 09h.

O edital foi coletado por 26 empresas, sendo 11 da Paraíba, 03 de Pernambuco, 06 do Rio Grande do Norte, 01 de Alagoas e 01 do Ceará. Na última concorrência aberta em 2013 durante a gestão do ex-prefeito cassado, apenas 05 empresas coletaram o edital. Isso demonstra a confiança adquirida e a transparência com que a atual gestão vem trabalhando.

O valor da contratação mensal para o contrato é estimado em R$1.560.843,04. O contrato anual está estimado em R$18.730.116,48. A previsão de coleta é de 2.700 mil toneladas por mês. O contrato também inclui a varrição de ruas e avenidas bem como a lavagem dos mercados públicos. As equipes da empresa vencedora irão oferecer mais de 10 mil horas de trabalho anualmente.

Para a gestão municipal o fator primordial nessa escolha é que a empresa seja capacitada para atender a demanda.

Para o Prefeito, esse tipo de processo só tende a somar tudo aquilo que vem sendo feito pela administração, com transparência e pensando no melhor para a população: “A questão da coleta de lixo, tão abandonada nos últimos tempos, sempre foi tratada como prioridade, tanto que, mesmo sem a licitação concluída, não abandonamos a cidade, não a deixamos a mercê do lixo e da sujeira, só não podíamos deixar de fazer as coisas dentro do que diz a lei. Esse grande número de empresas só engrandece o processo e mostra a importância daquilo que estamos fazendo por Santa Rita”.

Sabendo da importância deste assunto, mesmo antes da conclusão deste processo licitatório, a Prefeitura de Santa Rita trabalha firme para regularizar a questão do lixo na cidade. Além da Operação Cidade Limpa, que faz limpeza e recolhe lixo de ruas, avenidas e terrenos, a gestão também lançou uma campanha com o lema “Povo educado, cidade limpa”. O objetivo é a conscientização da população quanto à importância de manter o município limpo. A população recebeu informações sobre o trabalho de fiscalização realizado. Quem for pego jogando lixo em locais inadequados poderá ser enquadrado nos Art. de 33 a 40 do Código de Postura do Município e poderá sofrer as penalidades previstas nele.