A Prefeitura Municipal de Santa Rita iniciou, nesta segunda-feira (15), a vacinação contra a influenza para toda a população a partir dos seis meses de idade. Até então, apenas os grupos prioritários estavam recebendo a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS). A ampliação aconteceu por liberação do Ministério da Saúde.
Os médicos alertam que a vacinação representa uma importante ferramenta de prevenção, sobretudo nesse período de outono e inverno, quando as doenças de transmissão respiratória são mais frequentes e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados e confinados, com pouca ou nenhuma ventilação natural.
O prefeito Emerson Panta informou que as doses estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde da cidade, próximas do cidadão. “As vacinas são seguras e eficientes, capazes de realmente blindar a população contra os vírus respiratórios que sempre aumentam neste período sazonal”, explicou.
Ele defendeu a necessidade da população realizar etiqueta respiratória e manter o cartão de vacinas atualizado.
“Ao longo dos últimos anos temos realizado todos os esforços para garantir a vacinação, blindando a população santa-ritense contra influenza e outras doenças, montando esquemas especiais e levando as doses para mais perto do cidadão em ações itinerantes e em horários alternativos”, relembrou o prefeito, reforçando que o cenário atual sinaliza para a necessidade de garantir a ampliação da cobertura vacinal.
Santa Rita no combate a influenza
Santa Rita está realizando diversas campanhas para combater a influenza e demais doenças que podem ser evitadas com a imunização. As campanhas acontecem em vacinações itinerantes e Dia D, que atendem a população em horários alternativos.
O objetivo das ações é atualizar todas as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Calendário Nacional de Vacinação para todos os públicos, de todas as idades. O evento faz parte das ações para unir forças e levar mais segurança e proteção para a população santa-ritense.
Influenza
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.
Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a vacinação anual contra a influenza permite, ao longo do ano, minimizar a carga do vírus e prevenir o surgimento de complicações, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Saiba os sintomas das síndromes respiratórias
Síndrome Gripal – provoca febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta. Neste caso, o cidadão deve procurar uma Unidade Básica de Saúde.
Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG (SRAG-hospitalizado) Indivíduo hospitalizado com febre, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e que apresente dispneia ou saturação de O2. Neste caso, o paciente deve se dirigir ao Hospital.