Portal atualizado em: 27 de maio de 2023 às 11:02h

Prefeitura de Santa Rita realizou a 8° Conferência Municipal de Saúde de Santa Rita

Início Prefeitura de Santa Rita realizou a 8° Conferência Municipal de Saúde de Santa Rita

Prefeitura de Santa Rita realizou a 8° Conferência Municipal de Saúde de Santa Rita

Autor: Assessoria

Prefeitura de Santa Rita realizou a 8° Conferência Municipal de Saúde de Santa Rita

A Prefeitura Municipal de Santa Rita, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Santa Rita, realizou a 8° Conferência Municipal de saúde de Santa Rita com o tema “Amanhã vai ser outro dia”. Dentre os objetivos da conferência está o de debater o tema com enfoque na […]

23/03/2023 12h41 Atualizado há 2 meses atrás

A Prefeitura Municipal de Santa Rita, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Santa Rita, realizou a 8° Conferência Municipal de saúde de Santa Rita com o tema “Amanhã vai ser outro dia”.

Dentre os objetivos da conferência está o de debater o tema com enfoque na garantia dos direitos e na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da vida e da democracia. Assim como reafirmar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS da universalidade, integralidade e equidade, para garantia da saúde com direito humano, com a definição de políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis n° 8.080, de 19 de setembro de 1990 e n° 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

O prefeito Emerson Panta falou da importância de levar mais informação sobre a saúde como direito humano. “A saúde de qualidade é um direito de todos. Precisamos praticar o respeito e a empatia entre profissional e usuário do Sistema Único de Saúde”, destacou.

O secretário municipal de saúde, Rafael Monteiro, enfatizou que a Secretaria, junto ao Conselho Municipal de Saúde, continuarão traçando metas e ações que necessitem ser colocadas em prática para que as políticas de saúde mental se desenvolvam no município, para que possam ofertar serviços mais humanizados de grande qualidade.

O tema foi desenvolvido em eixos e subeixos e, com base nas discussões, foram elaboradas propostas que devem ser levadas às etapas estadual e federal.

A conferência trouxe os eixos temáticos:

I O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vida;
III Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
IV Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

A programação da conferência contou com uma apresentação cultural, abertura e leitura do regulamento e a palestra com a temática central. A participação no evento foi facultada aos segmentos de gestão, trabalhadores e usuários do SUS, além de convidados e observadores.