Santa Rita dispõe de um Procon Municipal atuando na proteção e defesa do consumidor e que nesta sexta-feira, 15 de março, data em que se comemora o Dia Internacional do Consumidor, completa um ano de atuação.
Neste período de prestação de serviço à população santa-ritense, o Procon-SR conseguiu atingir sua meta de desafogar o juizado especial e o Procon Estadual, que antes recebia cerca de 70% de reclamações vindas de Santa Rita.
Desde a sua implantação no ano passado, o órgão realizou cerca de 1000 atendimentos, 600 audiências e 613 notificações a empresas. As reclamações mais frequentes são relativas a empresas monetárias, fornecedoras de energia, abastecimento e telefonia.
Outra ação importante foi a atuação no comércio local, realizando fiscalização nos postos de combustíveis e em supermercados, e em relação a valores abusivos nos produtos comercializados nos eventos locais e na divulgação de preços em períodos promocionais.
O consumidor pode procurar os serviços do Procon sempre que precisar reclamar sobre qualquer produto ou serviço contratado que não tenha sido fornecido de maneira satisfatória. Os interessados devem reunir a documentação necessária, que inclui RG, CPF, comprovante de endereço e outros documentos que ajudem a comprovar a situação reclamada, como nota fiscal, faturas, ordem de serviço e protocolos. Não é preciso agendar para receber o atendimento.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O Procon-SR fica localizado na rua Juarez Távora, Nº 25, centro da cidade.