O Procon de Santa Rita recebeu mais de vinte denúncias de consumidores que foram até o órgão pedir ajuda para solucionar um uma suposta fraude aplicada por um correspondente bancário que suspendeu as atividades e não realizou a compensação dos pagamentos efetuados.
As reclamações dos consumidores são de que boletos foram pagos, porém, não compensados pelo correspondente referente a tributos como IPVA e licenciamentos, além de faturas de água, cartão de crédito, mensalidade de faculdade, entre outros.
“Fiz o pagamento, estou com o comprovante, mas quando fui no Detran, constatei que não foi feito o pagamento, o correspondente não compensou. Agora vou ter que pagar tudo novamente”, lamentou Luiz, que esteve na sede do Procon de Santa Rita para protocolar a denúncia.
O superintendente do Procon SR, Helton Renê, explica que foi identificado uma falha e, ao solicitar esclarecimentos ao estabelecimento, foi constatado que a franquia que prestava os serviços aos consumidores fechou as portas, supostamente sumindo com os valores citados pelos denunciantes. Ele anunciou que medidas estão sendo tomadas para repelir a prática.
“Estamos providenciando as devidas notificações e comunicamos o ocorrido diretamente ao Ministério Público. É preciso deixar claro que todos são responsáveis dentro desse panorama, tanto a franquia, como o franqueado, ou seja, todos que fazem parte dessa cadeia de serviços vão ser responsabilizados. O fato é que o único que não pode ser prejudicado é o consumidor final e vamos encontrar uma solução para o problema”, ressaltou o superintendente.
Helton Renê pede ainda que outros consumidores que também foram lesados pela prática, que procurem a sede do Procon de Santa Rita para serem orientados e receber o suporte jurídico e social ofertado pelo órgão. Ele pontua que todo pagamento feito e não compensado será restituído por força da Lei estabelecida no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Como buscar o atendimento – Os consumidores que necessitarem de atendimento do Procon de Santa Rita, para esclarecimento de dúvidas, solicitação de orientações ou fazer eventuais denúncias, podem entrar em contato pelo (83) 98654-7512. A sede do órgão municipal fica na rua Senador José Américo de Almeida, nº 80 – Centro, com atendimento das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.