Fazer compras pela internet já virou rotina para os consumidores na atualidade. Mas neste cenário de consumo intenso, algumas empresas se utilizam do meio virtual para burlar essas relações com fraudes e má prestação de serviços.
O PROCON/SR elenca algumas dicas úteis aos consumidores antes de realizar as compras pela internet:
• Pesquisar a idoneidade da loja on-line, conferindo se o site disponibiliza informações como CNPJ, endereço físico, telefone, canais de contato direito com o consumidor (chat, e-mail e SAC);
• Verificar se a empresa possui muitas reclamações nos órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon, ou no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça;
• Desconfiar de ofertas muito abaixo da média (lembrando que o consumidor tem o direito de exigir que os produtos lhe sejam vendidos exatamente pelos preços e condições anunciados na mídia, cartazes ou outros meios);
• Antes de informar qualquer dado bancário, se certificar acerca da segurança do site, conferindo se na barra de endereço do navegador web aparece a imagem de um cadeado. Após o pagamento, o consumidor deverá acompanhar a fatura do seu cartão e, ao verificar qualquer problema, comunicar imediatamente à administradora ou banco;
• Compras realizadas fora do estabelecimento comercial possibilitam ao consumidor o direito de desistir da aquisição em até sete dias após o recebimento do produto.
O PROCON/SR se localiza na Avenida Juarez Távora, 25, no centro de Santa Rita. O horário de funcionamento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.