Portal atualizado em: 9 de junho de 2023 às 13:15h

Santa Rita alerta sobre fim do prazo para Cadastro Ambiental Rural

Início Santa Rita alerta sobre fim do prazo para Cadastro Ambiental Rural

Santa Rita alerta sobre fim do prazo para Cadastro Ambiental Rural

Autor: Assessoria

Santa Rita alerta sobre fim do prazo para Cadastro Ambiental Rural

A Prefeitura de Santa Rita está alertando os agricultores do município para o prazo final do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os proprietários rurais têm somente até 31 de maio para realizar o registro, que é obrigatório e que não deve mais ter a data estendida pelo Governo Federal. A fim de beneficiar os pequenos produtores, […]

17/05/2018 10h27 Atualizado há 5 anos atrás

A Prefeitura de Santa Rita está alertando os agricultores do município para o prazo final do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os proprietários rurais têm somente até 31 de maio para realizar o registro, que é obrigatório e que não deve mais ter a data estendida pelo Governo Federal.

A fim de beneficiar os pequenos produtores, a Secretaria de Agricultura do município está disponibilizando seus técnicos para realizar a inscrição gratuitamente. O CAR é um registro eletrônico instituído em 2012 pelo Código Florestal, com informações sobre tamanho da propriedade, área cultivada, vegetação nativa, entre outros dados.

De acordo com o secretário Sildo Morais, desde o ano passado a gestão vem realizando o cadastro na zona rural de Santa Rita, mas durante a visita às propriedades alguns agricultores ficavam receosos com a chegada dos técnicos, o que dificultou o avanço ainda maior do número de cadastros. “Como a extensão territorial do nosso município é muito grande, temos que otimizar essas visitas e a orientação é que os próprios agricultores nos procurem para agendar e esperar a chegada da equipe, garantindo o êxito da visita”, explicou Sildo.

O secretário lembrou que a iniciativa da Prefeitura em disponibilizar seus técnicos (geógrafos, agrônomos e biólogos) no procedimento, garantindo aos agricultores a realização do cadastro sem custos, é uma forma de incentivar a agricultura familiar e valorizar o pequeno produtor, tão importante na cadeia produtiva. “Não são todas as prefeituras que estão oferecendo este serviço, ajudando o agricultor a realizar o cadastro sem qualquer despesa”, afirmou.

Quem não fizer o CAR ficará impedido de conseguir licenciamento ambiental, financiamento bancário e até realizar a venda do imóvel, já que não conseguirá fazer alterações na escritura. Então, a orientação é aproveitar os últimos dias para se regularizar, fazendo o agendamento na sede da Secretaria de Agricultura do município.