Portal atualizado em: 22 de setembro de 2023 às 17:31h

Santa Rita realiza ações do Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais

Início Santa Rita realiza ações do Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais

Santa Rita realiza ações do Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais

Secretaria de Saúde

Autor: Assessoria

Santa Rita realiza ações do Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais

A Prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando ações do Julho Amarelo, mês que marca a luta contra as hepatites virais. Nas atividades, as equipes de saúde estão realizando aconselhamento, fornecendo orientações à população em relação à prevenção das hepatites virais, assim como fazendo testagens para detecção da doença. […]

19/07/2023 11h11 Atualizado há 2 meses atrás

A Prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando ações do Julho Amarelo, mês que marca a luta contra as hepatites virais. Nas atividades, as equipes de saúde estão realizando aconselhamento, fornecendo orientações à população em relação à prevenção das hepatites virais, assim como fazendo testagens para detecção da doença.

“Controlar e monitorar essas e outras infecções é de extrema importância, pois quando não diagnosticadas, as hepatites virais podem acarretar complicações das formas crônicas e agudas, podendo levar a cirrose ou ao câncer de fígado”, alertou o prefeito de Santa Rita, Emerson Panta.

Mês de conscientização – O Julho Amarelo é celebrado para efetivar ações relacionadas à luta contra as hepatites virais. A Organização Mundial da Saúde (OMS), durante a Assembleia Mundial da Saúde, realizada em maio de 2010, instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais. A campanha foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença.

Hepatites virais – As hepatites virais são doenças silenciosas que provocam inflamação do fígado. Elas representam um problema de saúde pública de grande importância, pois é significativo o número de pessoas atingidas e não identificadas.

As hepatites virais causam alterações leves, moderadas ou graves no fígado. A doença pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Programação 

Lerolândia – 24/07
UBS Flávio Maroja – 25/07
UBS Barão do Abiay – 25/07
UBS Padre Malagrida – 26/07
UBS Farmacêutico Antônio Azevedo – 26/07
Caps – 26/07 9h às 11h30
Heitel Santiago – 27/07
Praça Estudante Marcos Monteiro Filho – 28/07 – 9h às 14h