A Prefeitura Municipal de Santa Rita deu início, nesta quinta-feira (16), a Feira da Agricultura Familiar, que reuniu diversos pequenos produtores santa-ritenses. Alimentos de qualidade foram ofertados a população em frente ao Estádio O Teixeirão, das 5h às 20h. A ação, realizada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, contou com diversas barracas com os mais diversos produtos.
A feira acontecerá toda quinta-feira, conforme acordo estabelecido entre os agricultores e a Prefeitura, promovendo a oferta de alimentos saudáveis para a população.
“Esta ação tem um papel importante na cooperação entre os agricultores, consumidores, instituições e poder público. Esses eventos trazem a valorização do produtor e da produção agrícola local, mostrando a importância da sua realização como forma de identidade e fortalecimento comercial”, declarou o prefeito Emerson Panta.
O secretário da SEAPPA, Sildo Morais, completou afirmando que a iniciativa é um forma de incentivo à produção da agricultura familiar e também uma forma de fortalecimento dos produtores. “Esta ação proporcionará o aumento significativo da renda familiar dos agricultores do município”, afirmou.
Na feira são comercializados produtos agrícolas de vários tipos, frutas e verduras, como laranja, banana, manga, abacaxi, melão, melancia, alface, coentro, cebolinha, tomate, pimentão, repolho, entre outras, produzidas pelos próprios agricultores sem a presença de agrotóxicos.
Foram comercializados queijos, doces, frutas, verduras, legumes, itens de artesanato, plantas e outros produtos da agricultura familiar distribuídos em várias barracas abertas para todos os produtores da cidade.
Benefícios dos alimentos orgânicos
1. Menos pesticidas
Entre os benefícios dos alimentos orgânicos, a ausência de pesticidas é certamente a mais conhecida. Na indústria dos alimentos, é comum a utilização de diferentes agrotóxicos.
2. Mais saúde para o ambiente
Quem deseja produzir alimentos orgânicos deve seguir uma série de normas. Entre elas estão diretrizes que exigem uma produção equilibrada e benéfica para o ambiente. São regras que estabelecem utilização consciente da água, uso de energia renovável e menores índices de poluição.
3. Produtos mais frescos
Outro benefício de verduras e frutas orgânicas é que eles não levam conservantes em sua composição. Dessa maneira, os alimentos costumam ser mais frescos, já que perdem sua validade em um prazo menor.
4. Mais nutrientes
Ao optar por frutas, temperos e legumes orgânicos, você não apenas deixa de ingerir pesticidas. Um estudo publicado em uma revista dos Estados Unidos demonstrou que entre os benefícios dos alimentos orgânicos está a maior presença de nutrientes.
5. Incentivo aos pequenos produtores
Como os alimentos orgânicos não possuem conservantes, não conseguem suportar viagens muito longas. Por isso, muitas vezes são cultivados por pequenos agricultores que vivem próximos às nossas próprias cidades.
6. Animais mais bem tratados com menos antibióticos e hormônios
Não são só as verduras que oferecem benefícios dos alimentos orgânicos. O leite, a carne e o ovo também podem ser produzidos seguindo as normas necessárias para receber a certificação de produto orgânico. Para isso, os agricultores não podem oferecer antibióticos e hormônios para seus animais.
7. Alimentos menos processados
A produção de alimentos orgânicos muitas vezes evita a utilização de ultra processados. Dessa forma, você consome um produto mais natural, sem excesso de gorduras ou aditivos de sabor.