Nesta terça-feira (19), Prefeitura de Santa Rita, Detran-PB, Batalhão de Policiamento de Trânsito e entidades se integraram em um debate sobre a temática da Semana Nacional de Trânsito, que acontece até 25 de setembro.
O evento foi realizado no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB, campus Santa Rita, e fortaleceu a discussão sobre a responsabilidade de motoristas e pedestres no trânsito, que é hoje uma das principais causas de morte no país.
A ONG Educar para o Trânsito, Educar para Vida, que atua no município há nove anos, ressaltou o papel que vem sendo desenvolvido pela organização para a formação de crianças como futuros cidadãos conscientes. Um coral formado por alunos da Escola Municipal Jaime Lacet também fez uma apresentação com a abordagem “Nós somos o trânsito”.
O superintendente do Detran, Agamenon Vieira, destacou a necessidade de criação de políticas públicas que gerem educação no trânsito e a importância da parceria com a Prefeitura de Santa Rita para ações de fiscalização. “Estamos abraçando uma causa que não tem lado, nem ideologia. Esta integração busca combater as estatísticas que põem o Brasil como o quarto país com mais acidentes. Na Paraíba, de 2014 a 2016, foram três mil mortes decorrentes do trânsito”, explicou Agamenon.
Representantes da Prefeitura também lembraram a importância da educação e o respeito às leis. Em Santa Rita, as principais causas de notificações dos motoristas pelos agentes de fiscalização são a falta de uso do capacete e do cinto de segurança, além do uso indevido do celular enquanto se dirige.