A Secretaria de Saúde de Santa Rita promoveu nesta quinta-feira (22) a I Oficina de Integração da Rede de Saúde Bucal. O objetivo foi potencializar a interlocução dos profissionais que integram a saúde bucal na reorganização das práticas e na qualificação das ações e serviços oferecidos, ampliando a melhoria do aceso e da qualidade ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as linhas de discussão estiveram as ações e reorganizações da atenção básica em saúde bucal e a ampliação e qualificação da atenção especializada através do Centro de Especialidade Odontológica (CEO).
O diretor de Divisão da Atenção Básica, Gilliard Abrantes, conduziu um debate sobre a política do setor, trazendo números e tendências no âmbito federal, estadual e municipal, com ênfase na Estratégia de Saúde Bucal, Centro de Especialidades Odontológicas, unidades odontológicas móveis e laboratórios regionais de próteses dentárias. Na ocasião, houve também a explanação de cirurgiãs-dentistas, que trataram do fluxo assistencial da rede básica para a média e alta complexidade no município.
Para Ana Tereza Lins, coordenadora de Saúde Bucal do município, essa integração é importante para aproximar os profissionais no que se diz respeito ao vinculo setorial e fortalecer as redes de cuidado em saúde bucal do município.