Para quem deseja parar de fumar, a Secretaria de Saúde de Santa Rita estará disponibilizando, a partir do mês de março, o tratamento contra tabagismo. Os interessados poderão procurar a Unidade de Saúde da Família Francisco Lira, localizada no bairro Alto das Populares, para iniciar o tratamento. O procedimento também estará acessível para usuários do CAPS. Para implantar o procedimento no município, cerca de 11 profissionais da saúde participaram, na manhã desta terça-feira (16), de uma capacitação sobre o assunto, feita por representantes da Secretaria de Saúde do Estado.
O tratamento será dividido em duas etapas. Na primeira etapa, será abordado a questão cognitiva-comportamental, na qual o dependente terá acompanhamento psicológico. Caso o usuário não consiga para de fumar, partirá para a segunda etapa, que é realizada com medicação. O tratamento poderá durar até um ano.
Segundo Júlia Vaz, secretária adjunta da Saúde, verificou-se que as principais causas de morte em Santa Rita são as doenças cardiovasculares, tendo como grande agravante o tabagismo. Esse tratamento está sendo implantando no município com o objetivo de prevenir doenças cardiovasculares e respiratórias, como também as doenças crônicas degenerativas.