Portal atualizado em: 26 de setembro de 2023 às 23:15h

Secretaria de Saúde realiza ações da campanha do Setembro Amarelo

Início Secretaria de Saúde realiza ações da campanha do Setembro Amarelo

Secretaria de Saúde realiza ações da campanha do Setembro Amarelo

Autor: comunicação

Secretaria de Saúde realiza ações da campanha do Setembro Amarelo

Com o intuito de conscientizar a população sobre o tema do suicídio e levantar debates em torno de sua prevenção, a Secretaria de Saúde de Santa Rita está realizando durante todo o mês ações da campanha do Setembro Amarelo. Durante todo o mês, estão sendo promovidas atividades de orientação e sensibilização junto aos usuários de […]

23/09/2021 17h26 Atualizado há 2 anos atrás

Com o intuito de conscientizar a população sobre o tema do suicídio e levantar debates em torno de sua prevenção, a Secretaria de Saúde de Santa Rita está realizando durante todo o mês ações da campanha do Setembro Amarelo. Durante todo o mês, estão sendo promovidas atividades de orientação e sensibilização junto aos usuários de todas as unidades de saúde, profissionais dos serviços de saúde do município e população em geral.

No Centro de Saúde Padre Malagrida, em Tibiri II, por exemplo, foi promovida ação alusiva à campanha, com profissionais de saúde palestrando sobre o combate ao suicídio e as formas de ajuda, intensificando os debates em torno da prevenção e buscando apresentar aos pacientes os serviços e redes disponíveis na Atenção Psicossocial do município.

O objetivo é trazer visibilidade para um tema que ainda é tratado como tabu. “Com essas ações, queremos informar a população e identificar as pessoas que precisam de ajuda. É preciso chamar a atenção para a importância de pedir auxílio profissional quando algo não está bem. Quando as unidades de saúde recebem uma pessoa que tentou o suicídio precisam notificar o caso. A partir disso, é feito o encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado, com psicólogos e psiquiatras, e também em parceria com os serviços da Secretaria de Assistência Social. Buscamos, então, com o Setembro Amarelo, dizer que as pessoas podem e devem buscar ajuda e que não ignorem os sinais”, alerta o secretário de Saúde, Luciano Carneiro.