Para continuar recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), os beneficiários têm somente até o final de dezembro para fazer a inscrição no Cadastro Único. O registro é obrigatório e sem ele o pagamento do BPC será suspenso pelo governo federal. Somente em Santa Rita, 3.073 usuários ainda não fizeram o cadastro e podem perder o benefício.
Todos os idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o salário mínimo do BPC, e que ainda não se cadastraram, devem procurar um dos CRAS do município ou a sede do Bolsa Família, localizada no centro da cidade.
A recomendação é levar o CPF de todos os membros da família, além do RG e comprovante de residência. Nas situações em que o titular tenha dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser realizada pelo responsável familiar.
É através do Cadastro Único que o governo identifica a realidade socioeconômica das famílias, com o registro das características da residência, a escolaridade dos usuários, a situação de trabalho e renda etc. Ele é a porta de entrada para os mais de 20 programas sociais disponibilizados pelo governo federal às famílias de baixa renda no país.